Conheça Cascavel

 

CONHEÇA CASCAVEL

HISTÓRIA

A vila começou a tomar formas em 28 de março de 1928, quando José Silvério de Oliveira, o Nhô Jeca, arrendou as terras do colono Antônio José Elias, nas quais se encontrava a Encruzilhada dos Gomes, localizada no entroncamento de várias trilhas abertas por ervateiros, tropeiros e militares, para montar seu armazém. Seu espírito empreendedor foi fundamental para a chegada de novas pessoas, que traziam ideias e investimentos.

Na década de 1930, com o ciclo da erva-mate já extinto, iniciou-se o ciclo da madeira, que atraiu grande número de famílias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, em especial, colonos poloneses, alemães e italianos, que juntos formaram a base populacional da cidade.

Em 1934, foi criado o distrito policial de Cascavel. Posteriormente, instalou-se o distrito judiciário e o distrito administrativo: todos integrantes do município de Foz do Iguaçu.

Na medida em que as áreas de mata nativa eram esgotadas, a extração madeireira cedia lugar ao setor agropecuário, que se tornou base econômica do município até os dias atuais.

A vila foi oficializada pela prefeitura de Foz do Iguaçu em 1936, já com a denominação de Cascavel. Entretanto, o prelado daquela cidade, monsenhor Guilherme Maria Thiletzek, rebatizou-a como Aparecida dos Portos, nome que não vingou entre a população.

Encerrado o ciclo da madeira, no final da década de 1970, Cascavel iniciou a fase de industrialização da cidade, concomitantemente com o aumento da atividade agropecuária, notadamente soja e milho.

Cascavel possui uma topografia privilegiada, fato que facilitou seu desenvolvimento e permitiu a construção de ruas e avenidas largas e bairros bem distribuídos.

Hoje, Cascavel é conhecida como a Capital do Oeste Paranaense, por ser o pólo econômico da região e um dos maiores municípios do Paraná.

CASCAVEL_ANTIGO


CASCAVEL HOJE

Cascavel é uma cidade jovem e promissora. Com seus 300 mil habitantes, consolidou a posição de pólo econômico regional e epicentro do Mercosul.

A cidade destaca-se como pólo universitário, com mais de 21 mil estudantes de ensino superior em sete instituições de ensino. É também referência na medicina e na prestação de serviços. Seu comércio e grande infra-estrutura industrial e de serviços demonstram toda a grandiosidade tecnológica da cidade.

As forças que tornaram Cascavel um pólo regional também estão ligadas ao agronegócio, desde a presença de culturas agroindustriais, passando pela comercialização, até o desenvolvimento da oferta de serviços cada vez mais especializados. Somente no setor de avicultura, um dos mais expressivos da região, mais de 2 milhões de aves são abatidas diariamente.

Destaca-se nacional e internacionalmente nos esportes individuais e coletivos, como canoagem, automobilismo, handebol, futsal e atletismo. Cascavel possui um título paranaense de futebol profissional (1980) e três títulos paranaenses de Futsal profissional (2003, 2004 e 2005).

Cascavel mantém espaços culturais que propiciam e estimulam o saber, preservando, assim, a cultura de sua gente. Os espaços Museu de Arte de Cascavel (MAC), Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu Histórico de Cascavel Celso Sperança, Espaço Cultural Igreja do Lago e a Biblioteca Pública Sandálio dos Santos demonstram o poder e a sabedoria do povo cascavelense em edificar e realizar um futuro glorioso.

CASCAVEL_NOVO

Fonte: Prefeitura Municipal de Cascavel –(http://www.cascavel.pr.gov.br/historia.php)

 

Vídeo Conheça a Cidade de Cascavel/PR

Dim lights Embed Embed this video on your site

IDHM de Cascavel em Educação é o 4º do Paraná

Município passou da 12ª colocação no ranking estadual para o quarto lugar no Paraná, 31/07/2013 

 O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Cascavel, divulgado na segunda-feira (29) pela Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que o Município passou da 12ª colocação no ranking estadual em educação nos últimos dez anos, para o quarto lugar no Paraná, ficando atrás apenas de Curitiba, Maringá e Quatro Pontes.

“Isso é reflexo dos investimentos que o município vem fazendo nos últimos anos na educação de qualidade e não apenas em quantidade. O desenvolvimento geral da cidade foi comprovado pela Revista Exame esta semana, em reportagem que aponta o futuro da nossa metrópole, que está crescendo a passos largos”, destacou o prefeito Edgar Bueno.

No setor educação, o IDHM passou de 0,574 em 2000 para 0,728 em 2010. Na evolução geral, em 2000, o IDHM era de 0,692 e passou em 2010 para 0,782, o que representa 13,01% de crescimento, índice considerado de alto desenvolvimento humano, levando em consideração ainda longevidade (0,846) e renda (0,776).

De acordo com o secretário de Educação, Valdecir Nath, em Cascavel, 90% dos professores da rede municipal de ensino têm curso superior, o que garante maior qualidade de ensino. O município também investe permanentemente em formação continuada e numa política de valorização docente. Além disso, tem currículo escolar compatível com a realidade local, o que garante melhores condições de ensino-aprendizagem.

“Investimos em estrutura física, em merenda escolar de qualidade, laboratórios de informática e tecnologia. Ampliamos a acesso à educação infantil, assim como a redução do analfabetismo por meio da educação de jovens e adultos. A educação em tempo integral é outro fator importante, porque inibe a evasão escolar, assegurando a permanência da criança na escola”, explica Nath.

http://www.jornaldooeste.com.br/cidade/regiao/idhm-de-cascavel-em-educacao-e-o-4o-do-parana-54965/

Publicado em: 31/07/2013 - 17:00 | Atualizado em: 30/07/2013 - 16:54

AS PRINCIPAIS FACULDADES E UNIVERSIDADE

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Universidade Paranaense (UNIPAR)

Fundação Assis Gurgacz (FAG)

União Educacional de Cascavel (UNIVEL)

União Pan-Americana de Ensino (UNIPAN)

Faculdade Alfa Brasil (FAAB)

AS PRINCIPAIS LOJAS e SHOPPING

Catuaí Shopping Cascavel (Inauguração 2014)

Shopping JL

Riachuelo

Pernambucana

Casas Bahia

Loja Americana

Lojas Renner

Magazine Luiza

Lojas Havan

OS PRINCIPAIS BANCOS

Banco do Brasil

CEF- Caixa Econômica Federal

Banco Itaú

Banco Bradesco

Santander

HSBC

Banrisul

SICOOB

SICRED

ESTATÍSTICAS DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL

Para maiores detalhes acesse os site abaixo

http://www.ipardes.gov.br/cadernos/Montapdf.php?Municipio=85800